A Federação Equestre Portuguesa (FEP), entidade que regula a prática de horseball no país, é responsável por organizar, para além do Campeonato Nacional Sénior e do Campeonato Nacional Sub-16, uma série de taças especiais no calendário anual da modalidade.
Estes torneios são, usualmente, disputados no outono, entre setembro e outubro, após o término das épocas do Campeonato Nacional Sénior e do Campeonato Nacional Sub-16.
Em 2019, as finais do Campeonato Nacional Sénior têm lugar nos dias 5 e 6 de julho na Expo Lima, em Ponte de Lima. O Campeonato Nacional Sub-16 tem os seus jogos finais nos dias 25 e 26 de maio, na Expo Égua, na Golegã.
As taças especiais do horseball federado em Portugal são a Taça de Portugal, a Super Taça Diogo Mota, a Challenge Cup U16 e a Super Challenge U16.
As duas primeiras são disputadas entre as equipas de horseball sénior. Todas as seis equipas que integram o Campeonato Nacional Sénior participam na Taça de Portugal. Aquelas que garantem a qualificação, disputam depois a Super Taça.
Um modelo muito similar é usado para as duas taças U16 (sub-16). As quatro equipas que integram o Campeonato Nacional Sub-16 participam na Challenge Cup. Mas neste caso, todas elas têm o seu lugar garantido também na Super Challenge.
Em 2019, os jogos da Taça de Portugal e da Challenge Cup U16 são realizados de 27 a 29 de setembro. A Super Taça Diogo Mota e a Super Challenge U16 decidem-se a 19 e 20 de outubro.
As equipas participantes nos campeonatos e taças sénior de 2019 são o Lobos Monte da Lua (LML), o Quinta de Santo António (QSA), o Horseball Quinta da Figueira (HQF), o Colégio Vasco da Gama (CVG), o Sintra Horseball Team (SHT) e o ALG.
Nos campeonatos e taças sub-16 participam quatro das secções jovens dos clubes acima mencionados, com exceção do SHT e do ALG.