Horse Ball Blog

Imagem em destaque Conheça Todas as Regras do Horseball 720x340 - Conheça Todas as Regras do Horseball 0

Conheça Todas as Regras do Horseball

O horseball é uma modalidade de equitação que exige do cavaleiro um controlo impecável sobre o seu próprio corpo e o seu cavalo. Os jogadores necessitam de passar por um treino especial para praticar...

Imagem em destaque Horseball – Origens e Como Começar a Jogar 720x340 - Horseball – Origens e Como Começar a Jogar 0

Horseball – Origens e Como Começar a Jogar

O horseball é um desporto de equitação cuja origem remonta à década de 1970, na França. Nos anos 90, a modalidade começou a tornar-se relativamente popular em vários outros países europeus, nomeadamente em Portugal....

Imagem em destaque Euro 2009 – Um Resumo da Competição 720x340 - Euro 2009 – Um Resumo da Competição 0

Euro 2009 – Um Resumo da Competição

Todos os anos, a Federação Internacional de Horseball (FIHB) organiza o Campeonato Europeu da modalidade. Em 2009, a competição foi realizada entre os dias 23 e 27 de setembro e teve lugar em Oviedo,...

Últimas Publicações

6 Highlights do Horseball Mundial em 2018

Imagem em destaque 6 Highlights do Horseball Mundial em 2018 - 6 Highlights do Horseball Mundial em 2018

Sendo o país de origem do horseball, a prática da modalidade na França é de outro nível. Por isso, sugerimos que assista a vídeos de três fantásticas ligas francesas. A liga Pro Elite, a liga feminina e a liga amadora. Os jogos nestes torneios foram dos mais surpreendentes de 2018 em todo o mundo.

Campeonato Pro Elite Francês

O Campeonato Pro Elite foi disputado em nove etapas, terminando no início do verão a 24 de junho.

Campeonato Feminino Francês

Com sete etapas de confrontos, este campeonato colocou as atletas frente a frente numa temporada que terminou a 3 de junho.

Campeonato Amador Francês

Os cavaleiros amadores também dão cartas. O Campeonato Amador contou com sete etapas e terminou, tal como o Campeonato Pro Elite, a 24 de junho.

Mas temos mais três destaques do horseball mundial no ano transato.

Liga dos Campeões FIHB

A Liga dos Campeões de Horseball coloca frente a frente os melhores clubes dos países de topo da modalidade. Em 2018, foi disputada entre 6 e 8 de setembro em Moorsele, na Bélgica.

A competição ofereceu aos jogadores e aos entusiastas alguns dos momentos mais esplêndidos do horseball em 2018.

Duas grandes equipas portuguesas participaram no torneio. O Colégio Vasco da Gama (na secção sub-16) e o Quinta da Figueira (secção Pro Elite).

Na internet, consegue encontrar vídeos de partidas inteiras. Veja-os e descubra porque é que os nossos atletas são dos melhores a nível mundial.

World Horseball Ranking (WHR) – Ranking Mundial da Federação Internacional de Horseball

Um dos momentos mais aguardados do calendário mundial do horseball é a revelação do ranking da Federação Internacional de Horseball (FIHB).

Em 2018, a lista conhecida como World Horseball Ranking (WHR) foi divulgada a 8 de setembro. O ranking é dividido em várias sublistas, mas as mais esperadas são sempre as dos jogadores da secção Pro Elite, da secção feminina e da secção sub-16.

Postar imagem 6 Highlights do Horseball Mundial em 2018 World Horseball Ranking - 6 Highlights do Horseball Mundial em 2018

Quatro países dominam as três tabelas em 2018, reclamando todo o top 10 de cada uma. São eles a França, a Bélgica, a Espanha e a Itália.

O primeiro lugar do WHR Pro Elite foi garantido ao francês Romain Depons com 310 pontos. No WHR Ladies, a francesa Valentine Descamps conquista a primeira posição, também com 310 pontos. O jovem italiano Massimiliano Soresi viu o seu talento recompensado com o lugar de topo no WHR U16, com 340 pontos.

Navegue pelos vídeos disponíveis no YouTube e outras plataformas, que mostram as impressionantes exibições destes jogadores de excelência.

WHR Hall of Fame

Paralelamente ao anúncio anual do World Horseball Ranking, a FIHB revela o seu Hall of Fame. Em 2018, o Hall of Fame de jogadores conta com os três nomes acima mencionados, mas também com Anasthasia Dubois, da França, Robert Planas, da Espanha, entre outros.

O Hall of Fame de cavalos inclui os fantásticos Espadarte e Bonanza Luriere. Os treinadores distinguidos foram Raphael Dubois, Fabrizio Sforza e Thomas Pere.

Mais uma vez, recomendamos que veja vídeos de eventos de horseball do ano passado para entender claramente como estes jogadores, cavalos e treinadores se distinguem no seu exigente desporto.

Os Campeonatos Pro Elite, Feminino e Amador de França; a Liga dos Campeões; e a revelação do World Horseball Ranking e do Hall of Fame foram seis dos highlights imperdíveis do horseball mundial em 2018.

Conheça Todas as Regras do Horseball

Imagem em destaque Conheça Todas as Regras do Horseball - Conheça Todas as Regras do Horseball

O horseball é uma modalidade de equitação que exige do cavaleiro um controlo impecável sobre o seu próprio corpo e o seu cavalo. Os jogadores necessitam de passar por um treino especial para praticar o desporto. Como na grande maioria das modalidades com bola, o objetivo de uma partida de horseball é marcar golos. Aqui ficam as regras do horseball.

Equipas

Cada equipa é constituída por seis jogadores, cada um com o seu cavalo. As equipas podem ser mistas, integrando cavaleiros dos sexos masculino e feminino. Apenas quatro jogadores de cada equipa podem estar em campo, sendo que o número mínimo para o jogo prosseguir é de três.

Postar imagem Conheça Todas as Regras do Horseball Equipas - Conheça Todas as Regras do Horseball

As substituições podem ser efetuadas quando há uma pausa no jogo devido à marcação de um golo ou à saída da bola do campo. Também podem ser feitas quando o árbitro ou uma equipa solicitar um desconto de tempo. Não está estabelecido um número máximo de substituições por jogo.

Cada equipa conta com um capitão ou uma capitã, sendo que esse elemento é o único que pode dirigir-se ao árbitro.

Jogadores

Os jogadores devem usar capacetes, tiras, fechos e botas altas. O uniforme de cada cavaleiro deve ser igual aos dos restantes membros da sua equipa e os elementos do grupo devem ser numerados com os algarismos de 1 a 6, os quais são usados no peito e nas costas.

Postar imagem Conheça Todas as Regras do Horseball Jogadores - Conheça Todas as Regras do Horseball

É permitida a utilização de esporas, mas apenas de roseta. Devem estar perfeitamente colocadas e não podem ultrapassar o limite máximo de três centímetros. É interdito o recurso a fita adesiva para garantir que as esporas fiquem seguras às botas.

Adicionalmente, esporas que possam ferir o cavalo são absolutamente proibidas. Daí as esporas de roseta serem as únicas autorizadas.

Não podem ser inferidas chibatadas ao cavalo durante o jogo. Ao nível dos acessórios do jogador, não podem ser usadas joias. Os anéis são permitidos somente sob a condição de serem acompanhados pelo uso de luvas.

Postar imagem Conheça Todas as Regras do Horseball Campo - Conheça Todas as Regras do Horseball

Campo

O campo para a prática do horseball é retangular. As dimensões, com exclusão das zonas de segurança, são as seguintes.

O comprimento deve ser no mínimo de 60 metros e no máximo de 75 metros. Quanto à largura, o mínimo é de 20 metros e o limite máximo é de 30 metros. Idealmente, o campo deve ser de 65 metros de comprimento por 25 metros de largura.

Balizas

As balizas nas duas extremidades do campo são circulares, com um diâmetro de 1 metro. São colocadas a 2,5 metros do topo do campo e a sua base deve encontrar-se a 3,5 metros do nível do solo. As balizas são suspensas num suporte. Finalmente, devem ser pintadas de branco e complementadas com rede branca.

Agora já conhece as principais regras do horseball, uma modalidade de equitação única!a

Horseball – Origens e Como Começar a Jogar

Imagem em destaque Horseball – Origens e Como Começar a Jogar - Horseball – Origens e Como Começar a Jogar

O horseball é um desporto de equitação cuja origem remonta à década de 1970, na França. Nos anos 90, a modalidade começou a tornar-se relativamente popular em vários outros países europeus, nomeadamente em Portugal. Em 1992, foi realizado o primeiro Campeonato da Europa de Horseball.

Hoje, são oito os países que contribuem ativamente para o desenvolvimento do horseball: França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria, Bélgica e, claro, Portugal.

Numa partida de horseball, cada uma das duas equipas tem quatro jogadores em campo, juntamente com os seus cavalos. Os cavaleiros precisam de recolher a bola do chão sem desmontar. Já com a posse da bola, a equipa deve completar três passes entre três elementos diferentes antes de poder rematar para a baliza.

Postar imagem Horseball – Origens e Como Começar a Jogar Origens - Horseball – Origens e Como Começar a Jogar

O horseball é um jogo de ataque e defesa. Como na grande maioria dos desportos com bola, o objetivo num confronto de horseball é marcar golos. As balizas altas e circulares estão colocadas nas duas extremidades do campo. As dimensões ideias para o mesmo são de 65 metros de comprimento por 25 metros de largura.

Se quisermos voltar atrás e descobrir o desporto antecessor do horseball temos de viajar até à Argentina do início do século XVIII, local e época de origem da modalidade chamada pato.

Esse nome deriva do uso de um pato, ainda vivo, para servir a função de bola. Ao longo dos tempos, a modalidade foi banida em vários países e por várias vezes, sendo uma das principais razões a crueldade contra o animal.

Atualmente, é regulado que todas e quaisquer variantes do jogo do pato recorram ao uso de uma bola. O horseball francês, como é conhecido e jogado hoje, conseguiu expandir a sua influência para lá do continente europeu. O desporto é federado em países como o Canadá, o México, o Brasil, a Argélia, o Quirguistão, a China e a Austrália.

Postar imagem Horseball – Origens e Como Começar a Jogar Como Começar - Horseball – Origens e Como Começar a Jogar

O horseball é um desporto muito entusiasmante e exigente. Isto porque requer que o jogador exerça um controlo impecável sobre si próprio e sobre o seu cavalo, e que domine técnicas transversais a modalidades distintas, sendo as principais o andebol, a equitação e o basquetebol.

Se quer saber mais sobre o mundo do horseball e, quem sabe, começar a praticar a modalidade, apresentamos alguns dos principais clubes em que pode fazê-lo em Portugal.

São eles o Quinta da Figueira, o Clube de Campo, o Colégio Vasco da Gama, o Quinta do Pinheiro, o Cenycet, o Academia Vidinha Porto, o Quinta de Santo António e o Sporting CP.

Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball

Imagem em destaque Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball - Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball

O horseball é um desporto com pouca representatividade e influência em Portugal. De facto, o horseball não é de todo uma das modalidades mais populares em qualquer país de que falemos.

Ainda assim, Portugal é uma das nações em todo o mundo que mais contribui para o desenvolvimento da modalidade de horseball. Regularmente, o nosso país recebe as mais importantes competições internacionais do desporto, incluindo o Campeonato do Mundo.

No entanto, o grande público praticamente desconhece a sua existência. Os praticantes e entusiastas estão centrados nas localidades que são a casa de clubes de horseball, de academias de equitação ou de torneios internacionais.

Será que há alguma solução possível para aumentar significativamente a visibilidade e a importância do horseball no panorama do desporto português? Neste sentido, poderíamos apresentar vários argumentos a favor de um mercado de apostas para a modalidade.

Postar imagem Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball cavalo no evento - Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball

Quem sabe o mínimo que seja sobre as apostas desportivas, tem a noção de que, a nível mundial, os desportos de equitação são das modalidades mais vibrantes, procuradas, caóticas e populares no que diz respeito a lançar palpites.

As apostas em corridas de cavalos e outras modalidades equestres são um mercado absolutamente gigantesco em vários países do mundo e em continentes distintos. Alguns exemplos são os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Japão.

As previsões desportivas movimentam muito dinheiro à volta de um determinado desporto. Uma boa parte dessa quantia acaba por ser usada como contribuição direta para o desenvolvimento e crescimento da modalidade.

Prova disso é o que acontece com as corridas de cavalos no Japão. O governo japonês é bastante severo no que se refere às apostas desportivas e ao jogo em casinos. Os cidadãos do país têm muito poucas opções neste sentido.

Ainda assim, as corridas de cavalos constituem um dos desportos em que as apostas são permitidas, e até encorajadas, no Japão. E porquê? Precisamente para ser possível continuar a financiar o desenvolvimento da modalidade em território japonês. O mercado de apostas é o maior fator de suporte aos desportos equestres no país.

Postar imagem Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball muitos cavalos - Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball

Falemos dos casos da França e do Reino Unido, dois dos países de excelência na prática do horseball. Na verdade, a França é o país de origem da modalidade.

Embora as modalidades de equitação não sejam as mais acompanhadas e subsidiadas nestes dois países europeus, é inegável que elas prosperam muito mais do que maioria das nações.

O que também é inegável é o nível da procura por opções de apostas em desportos de cavalos, e particularmente no horseball, nos territórios francês e britânico. É óbvio que não podemos afirmar que as apostas desportivas são a principal razão para a superioridade das equipas da França e do Reino Unido no horseball.

Mas podemos verificar que um mercado de apostas sólido e amplo contribui de forma praticamente direta para o desenvolvimento de uma modalidade.

Afinal, mais dinheiro movimentado nas apostas significa que uma maior percentagem acabará por cair no próprio desporto. Esse dinheiro pode ser usado para contratar novos jogadores e treinadores ou para formar de maneira superior os já existentes.

Também pode ser usado para melhorar as infraestruturas, os equipamentos e os recursos. Pode até mesmo ser utilizado para aumentar os esforços de comunicação e promoção junto da imprensa e dos meios digitais. Poderíamos falar de muitos mais usos possíveis e valiosos.

Postar imagem Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball rapariga a cavalo - Importância do Mercado de Apostas para o Desenvolvimento do Horseball

Todos estes fatores contribuem para uma maior visibilidade do desporto entre o grande público e para atrair mais praticantes e profissionais. Isso é sinónimo de desenvolvimento.

Temos um caso desta realidade no nosso país. Há poucos anos, as modalidades de hóquei em patins e hóquei no gelo eram pouco influentes em Portugal, ainda que estivessem em crescimento.

A plataforma online de apostas Betclic reparou nesta oportunidade e foi o primeiro site em Portugal a oferecer opções para apostar nos desportos de hóquei. Só no primeiro dia, foram submetidas mais de mil apostas em hóquei em patins.

A partir daí, várias plataformas começaram a criar mercados para o hóquei. As modalidades começaram a ganhar muito mais visibilidade, a beneficiar de mais financiamento, a atrair mais praticantes e a garantir mais representatividade na comunicação social. Agora, algumas partidas de hóquei são até mesmo transmitidas na televisão nacional.

Por todas as razões apresentadas, acreditamos que o horseball português beneficiaria imenso da criação de um mercado de apostas específico.

Euro 2009 – Um Resumo da Competição

Imagem em destaque Euro 2009 – Um Resumo da Competição - Euro 2009 – Um Resumo da Competição

Todos os anos, a Federação Internacional de Horseball (FIHB) organiza o Campeonato Europeu da modalidade. Em 2009, a competição foi realizada entre os dias 23 e 27 de setembro e teve lugar em Oviedo, na região espanhola das Astúrias. Vamos relembrar os destaques do torneio.

As nações participantes no Campeonato Europeu de Horseball de 2009 foram a Espanha, a Alemanha, a Bélgica, a França, a Inglaterra e Portugal.

Portugal inseria-se no grupo B, juntamente com a França e a Alemanha. O início da competição foi sorridente para a França, cuja seleção derrotou o grupo alemão com um resultado impressionante de 16 golos a zero.

Na sexta-feira, dia 25 de setembro foi a vez de a equipa portuguesa fazer frente à temível França. Portugal ofereceu muito mais luta do que a seleção alemã e o resultado final da partida foi extremamente renhido. Ainda assim, a França voltou a vencer. Desta vez, por oito golos a sete.

Postar imagem Euro 2009 – Um Resumo da Competição Cavalo e homem - Euro 2009 – Um Resumo da Competição

Inicia-se a manhã de sábado, 26 de outubro. Duas das equipas no Campeonato Europeu já perderam a oportunidade de conquistar o cobiçado título. São elas a Alemanha e a Inglaterra.

Sendo assim, a um dia do final do torneio, o troféu encontra-se à espera de ser reclamado por uma das quatro seleções mais bem classificadas: a França, a Bélgica, a Espanha e Portugal.

Uma das semifinais opôs a França à Bélgica. Os franceses reajustaram a sua tática, esforço esse que se mostrou eficaz, uma vez que a equipa venceu o conjunto belga por 12 golos a cinco.

A segunda semifinal foi um autêntico duelo ibérico, colocando frente a frente Portugal e a Espanha. Os espanhóis alcançaram a vitória, numa partida que terminou em oito golos a quatro.

Na manhã de domingo, 27 de setembro, chegou a altura de ser disputada a final entre as seleções da França e da Espanha. A tensão era palpável de ambos os lados.

Postar imagem Euro 2009 – Um Resumo da Competição Cavalo com número - Euro 2009 – Um Resumo da Competição

Ainda assim, embora a equipa espanhola tenha demonstrado momentos de boa exibição, a conquista do Campeonato Europeu pela França não foi difícil. A seleção derrotou os espanhóis por 11 golos a cinco. O país de origem do horseball reclamou assim o seu 15º troféu europeu.

Nos confrontos para decidir o restante da tabela classificativa, a Bélgica prevaleceu sobre Portugal, ao passo que a Inglaterra saiu vitoriosa do jogo com a Alemanha.

O Campeonato Europeu de Horseball de 2019 foi ganho pela França, tendo a Espanha recebido a medalha de prata, e a Bélgica a de bronze.

Portugal ficou-se pelo quarto lugar, e as formações da Inglaterra e da Alemanha saíram do Campeonato Europeu na quinta e sexta posições, respetivamente.